terça-feira, 1 de março de 2016

Veneno

Título: Veneno 
Autora: Sara Pinborough
EditoraÚnica
Nº de páginas: 224
Ano: 2013

  Quem é o vilão?
Sexy, sarcástico e de prender a respiração!
Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!

 Oi pessoal, tudo bem?

 Quem iria imaginar que os Contos de Fadas têm todo esse lado sombrio? Os personagens são realmente o que aparentam ser? Uma história em que não existe “Felizes para sempre”, Veneno, é o primeiro volume saga Encantadas, que é uma releitura das histórias infantis.

 Eu não sabia muito sobre esse livro, apenas que ele era uma recriação de Branca de Neve e os Sete Anões. E, minha nossa eu não estava esperando por isso, definitivamente não é para o público infantil. 
 Em Veneno, a madrasta é colocada bem mais em evidência, deixando a mocinha algumas vezes em segundo plano. O enredo segue aqueles padrões que a gente já conhece, madrasta má, anões, espelho mágico, maçã enfeitiçada...
 Apenas quatro anos mais velha que Branca de Neve, Lilith é dona de uma beleza excepcional, conhecida por todos como Rainha de Gelo, quando seu marido parte para a guerra, o reino fica sob seu comando, ela vê a chance de se livrar de sua enteada.
 Branca de neve, não é como a princesa descrita nos Contos Infantis, ela até que é dona de uma bondade e simpatia que a faz ser querida por todos, porém,  na história, ela é descrita também como um espírito selvagem, é um tanto rebelde e meio despudorada; a ponto de tomar banho nua no rio. Isso mesmo, nua. O Príncipe Encantado me surpreendeu, acredite em mim, não foi de maneira positiva.  
 Na realidade, a essência da história é a mesma, o que muda é o desenrolar de determinados fatos e a forma como são contados.  Em alguns momentos são mencionados outros contos, os sapatinhos de cristal da Cinderela, a velhinha de João e Maria, que é ninguém mais ninguém menos que a bisavó da Madrasta, Aladim (descrito de uma forma desagradável)

















Neste livro tem algum casamento?
 Ihhh será? Do jeito que a história caminha, será que a tradição foi mantida?
Foi possível repensar os vilões?
 Sim, mas não dá maneira que eu esperava. Para mim, a madrasta continuou a ser vilã. Apesar de vermos que ela é traumatizada e amargurada, nos momentos em que eu estava ficando sensibilizada, Lilith tomava atitudes meio injustificadas, confusas. Eu repensei os vilões, no sentido de que os mocinhos da história, podem não ser o que aparentam ser...
O final é previsível?
 Definitivamente não. Foi surpreendente, mas eu particularmente não gostei tanto assim, achei que ficaram muitas perguntas sem resposta.
 Eu sei, eu sei, é uma trilogia, os livros provavelmente dependem um do outro e os fatos que faltam, vão ser revelados no próximo (assim eu espero). Porém, não foi aquele livro que me deixou totalmente empolgada pra descobrir o que acontece, sabe? Não ficou me matando de curiosidade! Achei meio frustrante, mas isso é apenas a minha opinião....

 Bom, Veneno é aquela história que todo mundo conhece, mas retratada de forma bem diferente! Acho que não posso falar mais nada, o Conto da Branca de Neve e os Sete Anões, assim como todos os outros, é bastante conhecido. Corro o risco de dar spoilers se continuar então é melhor eu ficar quieta . 
 Espero gostar mais do segundo volume, Feitiço. Ouvi dizer que a autora fecha os pontos soltos e a história é bem melhor. 
Vou ficando por aqui!
Beijos, até logo!


6 comentários:

  1. Pelo que ouvi falar desse livro, embora seja de contos de fadas, tem uma temática bem diferente de Once upon a time, por isso me mantenho distante dele hahaha ficou ótima a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ligeiramente Maliciosos", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Que bom que gostou da resenha :)
      Vou conferir Ligeiramente Maliciosos

      Excluir
  2. Olá, Carolina.
    Esse livro me chama a atenção por ser uma releitura interessante dos contos de fadas e dar uma nova visão da madrasta, apesar dela continuar a vilã. Outro ponto que me agrada é o fim imprevisível.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final é realmente imprevisível, mas, não me agradou muito rsrsrsr
      Que bom que gostou da resenha, obrigada :)

      Excluir
  3. Vi essa série em uma revista do Avon, achei curioso os livros. Quase sempre sai umas promoções super boas no submarino, mais cedo ou mais tarde eu irei acabar comprando uheueheuheu

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo, mas, não crie muitas expectativas hahaha
      Abraços :)

      Excluir